InicioEconomiaChina deixa de comprar títulos de tesouro de países europeus

China deixa de comprar títulos de tesouro de países europeus

O fundo soberano chinês, com activos de 410 mil milhões de dólares, deixou de comprar títulos de tesouro europeus, preferindo investir nos caminhos-de-ferro e outras infra-estruturas do continente, segundo o jornal “China Daily”.
“Embora não queiramos comprar mais títulos do tesouro governamentais, continuamos à procura de oportunidades de investimento na Europa”, disse o presidente do China Investment Corporation (CIC), Gao Xiqing. O CIC foi criado pelo governo chinês em 2007 para diversificar a aplicação das colossais reservas cambiais da China.
Um economista citado por aquele jornal, Wang Tianlong, considerou “demasiado arriscado” a China aumentar a sua carteira de títulos do tesouro europeus, alertando que “a Espanha poderá tornar-se outro ponto quente da crise da dívida soberana e deteriorar ainda mais a situação”.
“Uma via mais eficiente e segura para usar o elevado montante das reservas cambiais do país é investir em projectos de construção na Europa, como auto-estradas e caminhos-de-ferro”, disse Wang Tianlong, do China Center for International Economic Exchanges, um grupo de reflexão do governo chinês. Na semana passada, em Bruxelas, o CIC assinou um acordo para a criação de um fundo destinado a apoiar o investimento de companhias chinesas nos 27 países da União Europeia.
O CIC quer também “impulsionar os investimentos em África”, indicou ainda o “China Daily”.
“Estamos apenas a considerar projectos com um valor de pelo menos 100 milhões de dólares e a nossa participação nunca será inferior a 10 por cento”, adiantou o presidente do CIC num fórum em Addis-Abeba, na Etiópia.
As reservas cambiais da China, as maiores do Mundo, aumentaram 8,5 por cento no primeiro trimestre de 2012, para 3,3 triliões de dólares, segundo dados do banco central chinês.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.