InicioAngolaRegiõesProjecto Bankita do BNA chega à Humpata

Projecto Bankita do BNA chega à Humpata

Lubango – Vendedores do Mercado Municipal da Humpata, província da Huíla, começaram a beneficiar hoje da abertura de contas bancárias, no âmbito programa de educação financeira do Banco Nacional de Angola, denominado “Bankita”.
O projecto visa a inserção social da população de baixa renda e daquelas pessoas que por motivos alheios não possuem Bilhete de Identidade, nem conta bancária.
Pretende-se acabar com o paradigma de que para ir ao banco tem que estar “bem apresentado”.
O Bankita está dividido em duas partes: o Simples e o Crescer. A conta Bankita Simples é aberta com apenas cem kwanzas, uma fotografia tipo passe, uma fotocopia de qualquer documento que identifique o titular em causa, ou até mesmo de uma testemunha com autoridade competente, como o caso de um soba.
Após feito este passo, o cliente recebe um cartão multicaixa, que servirá para efectuar as suas transacções.
Já para a conta Bankita Crescer é necessário uma fotografia e uma fotocopio do Bilhete de Identidade, além de mil kwanzas.
Trata-se de uma conta remunerada a uma taxa de seis porcento, num horizonte temporal máximo de um ano, mas que já começa a render juros a partir de um mês, caso o cliente não movimente a conta neste período.
Estão envolvidos no programa os Bancos de Fomento e Industria (BFA), de Investimento Africano de Investimento (BAI), de Poupanças e Crédito (BPC), de Comércio e Indústria (BCI), de Negócios Internacional (BNI) e Sol.
O lançamento oficial na província da Huíla aconteceu em Abril último, no Mercado Municipal de Mutundo, no Lubango, onde foram abertas mais de trezentas contas.
Em declarações à imprensa, o administrador-adjunto da Humpata, Nandi Capenda, considerou ser um dia especial, por estarem a incentivar a população a tomar contacto com aquilo que são os produtos financeiros do país.
“Neste momento, o objectivo do executivo é tirar no mercado informal para o sector formal boa parte dos agentes económicos do município, visto que aqui ainda existe muita gente sem conta bancária.
Acreditamos que 60 a 70 porcento desta população não tem conta”, realçou.
O Mercado Municipal da Humpata funciona em novas instalações há cerca de cinco meses, com aproximadamente 850 vendedores em duas alas, sendo uma parte coberta e outra destinada à venda ambulante, contando apenas com um balcão do Banco internacional de Credito (BIC).
O município dista a 22 quilómetros, a Sudoeste da sede capital da província da Huíla, contando com cerca de 92 mil e 956 habitantes.
Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.