InicioVidaSaúdeEspecialistas em saúde pública recebem diplomas de mestrado

Especialistas em saúde pública recebem diplomas de mestrado

Luanda  – Quinze especialistas em saúde pública receberam hoje, sexta-feira, em Luanda, os seus diplomas de mestrado, numa cerimónia orientada pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

Os recém-formados em Angola e primeiros mestres nessa área na história do país frequentaram a formação realizada pelo Ministério da Saúde de Angola em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Brasil), durante quatro anos.

De acordo com a mestre Judith Armindo Venâncio, o curso de mestrado, realizado no país, representa a primeira experiência brasileira no campo da saúde realizada em Angola.

O curso é considerado um estimulo à formulação e execução de um projecto de internacionalização da pós-graduação, a partir da cooperação internacional, no âmbito das relações sul-sul.

De acordo com Judith Armindo Venâncio, a sua tese de mestrado tem como tema “Análise dos óbitos neonatais e natimortos ocorridos no Hospital do Kilamba Kiaxi em Luanda/Angola em 2008”.

Segundo a mestre em Saúde Publica, é necessário passar as informações as mulheres gestantes que as mortes de crianças no período fetal e neonatal em grande parte são poucas causas inevitáveis, determinadas principalmente pelo acesso e utilização não oportunos aos serviços de Saúde.

“A medida que as condições de vida e de acesso aos serviços básicos de saúde melhoraram, o perfil da mortalidade infantil se altera, passando a ter mais importância aspectos ligados à  atenção, à gestante e ao parto e à mortalidade neonatal, assim como a natimortalidade”, acrescentou.

Na cerimónia, estiveram presentes o secretário do Estado da Ciência e Tecnologia, João Teta, o conselheiro da Embaixada do Brasil em Angola, Djalma da Silva, directores de hospitais de Luanda, docentes, médicos, entre outros.

Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.