InicioAngolaConflitos regionais debatidos no Egipto

Conflitos regionais debatidos no Egipto

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, considera imenso o leque de problemas enfrentados pelos países do Movimento dos Não-Alinhados e que merecem abordagem cuidada e atenta.
Ao intervir na reunião ministerial realizada na cidade de Sharm El Sheikh, no Egipto, o secretário de Estado citou, com consternação, o golpe militar perpetrado na Guiné- Bissau, em flagrante violação dos seus princípios fundamentais, com a agravante de ter ocorrido na véspera do início da campanha eleitoral para a segunda volta, que levava à escolha do Presidente da República, num processo eleitoral cuja transparência foi reconhecida pelas instâncias nacionais e internacionais.

Condenação

Na mesma senda, reiterou que o “Executivo condena com veemência todas as acções de subversão ocorridas na Guiné-Bissau e reitera que somente o pleno respeito pela ordem constitucional, pelo Estado de Direito, pelas autoridades democraticamente constituídas e pelo processo eleitoral em curso, garante que o povo guineense alcance a paz e o desenvolvimento”.
Em relação à situação do Médio Oriente advogou ser possível o convívio entre palestinos e israelitas, na base do respeito mútuo, no respeito pela diferença e no interesse dos dois povos.

Manuel Augusto exortou a administração Obama, no quadro da política externa, a rever e reconsiderar a postura em relação a Cuba, que sofre desde o século passado as consequências de um embargo económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.
Angola, afirmou o secretário de Estado das relações exteriores, como membro do Movimento dos Não-Alinhados, vai continuar a trabalhar com todos os membros no propósito da prevalência da paz, do progresso, da igualdade e justiça no mundo.
O encontro reviu a aplicação do plano de acção adoptado pela 15ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governos do Movimento, realizada em Junho de 2009, também no Egipto. A reunião de Sharm El Sheikh serviu ainda para preparação da 16ª Cimeira dos Não-Alinhados, a ter lugar entre 26 e 31 de Agosto de 2012, no Irão.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.