InicioAngolaAprovados critérios para recrutamento dos agentes de educação cívica e membros das...

Aprovados critérios para recrutamento dos agentes de educação cívica e membros das Assembleias de Voto

A sétima sessão ordinária do plenário da Comissão Nacional Eleitoral aprovou os programas de educação cívica, de formação eleitoral, o guia prático eleitoral, a banda desenhada sobre as Eleições Gerais e o plano de formação dos agentes de educação cívica.

Do programa estão definidos os critérios de selecção e recrutamento dos 3.500 agentes de educação cívica, assim como dos membros das Assembleias de Voto e os requisitos que se enquadram na Lei e vão servir de base para o júri e a comissão de avaliação conferir as candidaturas dentro do perfil estabelecido.

A Porta-voz da CNE, disse que a lei estabelece que os agentes de educação cívica e os membros das Assembleias de Voto devem ser cidadãos angolanos, titulares do cartão de registo eleitoral, dominarem a língua portuguesa e preferencialmente residirem no município onde o mesmo vai exercer a sua actividade.

O processo de selecção dos agentes de educação cívica e dos membros das Assembleias de Voto será por concurso para todos os cidadãos que reúnam os requisitos, e vai divulgado nos principais órgãos de comunicação social.

O guia prático dos agentes de educação cívica é o documento com normas e conteúdos uniformes que vai nortear o modo e a forma de actuação dos agentes de educação cívica durante a sua campanha, para que os resultados contribuam para maior mobilização do cidadão eleitor e a sua afluência às Assembleias de Voto.

Júlia Ferreira, afirmou ainda que os três mil e quinhentos agentes de educação cívica que a CNE vai recrutar, vão trabalhar nos jangos que serão instalados em vários pontos do país em contacto interpessoal e nos locais de grande afluência de eleitores.

O guia prático de educação cívica que vai apoiar os agentes, comporta três fases; a primeira tem a ver com a explicação sobre as Eleições Gerais, a segunda é referente a divulgação e consulta dos cadernos eleitorais e a terceira o mecanismo e procedimentos, que visam esclarecer o cidadão eleitor sobre a forma de votar e o que é uma Assembleia de Voto.

Fonte: CNE.ao

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.