InicioAngolaChina aperta cerco a família de ativista

China aperta cerco a família de ativista

Enquanto o ativista Chen Guangcheng permanece num hospital de Pequim, na esperança de que avance o processo para poder sair do país, as autoridades aumentam o controlo sobre a sua família alargada.

O irmão mais velho de Chen Guangcheng e a sua cunhada foram colocados sob prisão domiciliária na província de Shandong, na costa oriental chinesa, segundo indicou hoje ativista cego e grupos de defesa dos Direitos Humanos na Ghina, que referiram que as autoridades estão a aumentar as restrições à sua família alargada.

Chen Guandcheng diz que a sua mãe o informou por telefone de que a polícia está à procura da mulher do seu sobrinho, Chen Kegui, e que ameaçou prender a sua cunhada caso ela não se cale.

Ativistas que estiveram em contato com a família alargada de Chen, afirmam que cerca de uma dúzia dos seus parentes se encontram sob alguma forma de prisão domiciliária.

China prometeu ajuda

Esta semana, o Governo chinês prometeu discretamente a Chen Guangcheng que irá investigar os abusos que ele e a sua família tenham sofrido por parte das autoridades locais.

O ativista cego permanece no Hospital de Pequim, para onde se deslocou na semana passada para receber assistência médica e se reencontrar com a mulher e com os filhos, após ter estado seis dias refugiado na embaixada norte-americana na China.

Chen diz que recebeu anteontem a visita de funcionários estatais chineses e que estes lhe prometeram ajuda para avançar com o processo para obter passaportes e autorização, para ele e para a sua família, para ir estudar para os Estados Unidos. O ativista está, no entanto, pouco seguro de que as autoridades mantenham o que prometeram.

FONTE: Expresso

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.