InicioEconomiaCaixa e BES convidam Isabel dos Santos para comprar Zon

Caixa e BES convidam Isabel dos Santos para comprar Zon

A empresária angolana Isabel dos Santos deverá investir mais de 36 milhões de euros na compra dos cerca de 5% da Telefónica na Zon Multimédia.

A venda em bloco da participação de 21,73% da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e do BES deverá acontecer nas próximas semanas.

Isabel dos Santos já é a maior accionista da Zon, com 14,9% do capital, mas não quer ficar por aqui. A empresária angolana vai agora esperar por uma abordagem da CGD e do BES, que pretendem vender a posição conjunta de 21,73% que têm na companhia liderada por Rodrigo Costa.

A compra da participação de 4,9% da espanhola Telefónica na Zon, por 2,5 euros brutos por acção – realizada através da sociedade Jadeium – fixa um preço de referência para futuros negócios. Ainda assim, não deverá ser suficiente para convencer os bancos a alienar as suas participações – a CGD e o BES vão vender em bloco. O Diário Económico sabe que a expectativa é que a venda seja concretizada nas próximas semanas e Isabel dos Santos não é a única interessada.

Em cima da mesa estão vários cenários. Isabel dos Santos poderá comprar à Caixa e ao BES capital que lhe permita reforçar até 33,2% na Zon – se atingir os 33,3% terá de lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA). Aliás, os analistas do BPI defendem que este reforço para perto de 15% aumenta o poder da empresária nas negociações com os dois bancos, segundo um ‘research’ de ontem.

Por outro lado, Isabel dos Santos poderá negociar com os accionistas com participações mais pequenas, como é o caso de Joaquim Oliveira, dono da Controlinveste (4,48%), da Ongoing, proprietária do “Diário Económico” (3,29%), da Cinveste (2,82%) ou ainda de Joe Berardo, que tem cerca de 5% do capital social. No BPI, que controla 7,55% da operadora, a situação está simplificada, dado que Isabel dos Santos, na véspera de reforçar na Zon, elevou a sua posição no banco para cerca de 20% do capital.

FONTE: Diário Económico

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.