InicioAngolaRegiõesPequenos negócios com vida facilitada

Pequenos negócios com vida facilitada

A ministra da Justiça, Guilhermina Prata, inaugurou ontem, no bairro Comercial, arredores da cidade do Lubango, o Balcão Único do Empreendedor (BUE) para tornar mais célere a constituição e legalização de micro e pequenas empresas das pessoas investidoras na Huíla.
A cerimónia, presenciada pelo governador Isaac dos Anjos, juízes, procuradores, entidades religiosas, membros das associações juvenis e outros convidados, era aguardada com expectativa por um número considerável de jovens ansiosos pelo mundo do negócio.
Guilhermina Prata afirmou que a abertura do BUE em todos os pontos do país é uma estratégia do Executivo para o combate à pobreza, com base na criação de mais postos de trabalho diversificados.
“Este balcão vai contribuir para a regularização da situação de cidadãos que realizam o comércio informal, como a zungueira, peixeira, o roboteiro, as pessoas dedicadas ao tratamento de unhas nas ruas, lavadores de viaturas, vendedores ambulantes e outros”, disse.
A ministra esclareceu que o BUE vai facilitar todos os cidadãos que exercem a actividade informal a formalizar o seu negócio, através do seu registo, número de contribuinte, além de outros documentos, tais como Bilhete de Identidade e Cédula Pessoal. A principal característica do novo espaço, disse, é a concentração de diferentes instituições, como os serviços da Justiça, Direcção Nacional do Imposto, do Comércio, Instituto de Estatística, Serviços de Veterinária, administração municipal, Instituto de Segurança Social, bancos e outros.
A titular da pasta da Justiça disse que os jovens vão ter a possibilidade de ter mais emprego, com a regularização das suas actividades informais, assim como ter acesso ao financiamento das instituições bancárias.
O presidente do Conselho Nacional da Juventude naprovíncia da Huíla, Joaquim Tyova, elogiou a iniciativa, por facilitar a constituição de pequenas empresas, reduzir o tempo de todo o expediente e o baixo custo.

Vida facilitada

A abertura do BUE na cidade do Lubango, como disse a ministra da Justiça, facilita a vida de zungueiras, peixeiras, lavadores de carros, vendedores ambulantes que pretenderem legalizar as actividades para terem acesso ao crédito bancário. A jovem Florença Giloy, que vende gelado na cidade do Lubango, considerou o balcão como a via que facilita a vida dos pequenos comerciantes.

Luena

O ministro da Economia inaugurou ontem, no Luena, Moxico, o BUE, que tem como finalidade apoiar a Conceição de créditos para pequenos negócios. Abrãao Gourgel disse que o Balcão concretiza o programa do Executivo virado ao apoio de pequenos negócios.

FONTE: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.