InicioOutrasDirecção da Cultura pretende erguer estátua em homenagem a Wambu Kalunga

Direcção da Cultura pretende erguer estátua em homenagem a Wambu Kalunga

Huambo – Uma estátua em homenagem ao soberano Wambu Kalunga, fundador do Reino do Huambo no século XV, será erguida dentro dos próximos três anos nesta província, numa iniciativa da Direcção Provincial da Cultura, inserido no programa de valorização das figuras históricas nacionais.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o director provincial da Cultura, Pedro Nambongue Chissanga, referiu estar para breve os estudos sobre a figura do soberano e seus súbditos para a feitura, no estrangeiro, da pretendida estátua cujas características não avançou.

Lembrou que Wambu Kalunga foi um exímio caçador da região do Waku Kungo (Kwanza Sul), que foi instalar-se no território da Caála, nesta província, nas zonas do Ussombo, Makolo e Kondombe, onde provavelmente terá encontrado a sua esposa.

Apesar do seu poder de caçador, nunca chegou a assumir cargo de responsabilidade junto do poder tradicional, mas foi o fundador do Reino do Huambo e responsável por várias guerras de resistência contra a ocupação colonial.

O director da Cultura no Huambo informou que os trabalhos de pesquisa e recolha do maior número de dados possíveis sobre a vida e obra de Wambu Kalunga serão desenvolvidos por antropólogos e historiadores, para permitir reconstituir a imagem do soberano e também proceder a divulgação dos seus feitos, através de fontes orais, escritas, arqueológicas e fotográficas.

FONTE: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.