InicioAngolaCIA desmantela ataque da Al-Qaeda contra avião comercial

CIA desmantela ataque da Al-Qaeda contra avião comercial

A CIA desmantelou um plano da Al-Qaeda no Iémen para fazer explodir uma bomba num avião comercial, depois de intercetar um engenho explosivo semelhante ao usado no atentado falhado no dia de Natal num voo de Amesterdão para Detroit em 2009.

Os serviços de informações norte-americanos recuperaram o engenho explosivo num local não especificado, que «deveria ser utilizado por um suicida a bordo de um avião comercial», com destino aos Estados Unidos segundo fonte oficial citada pela AFP, acreditando-se que o atentado estaria planeado para a altura do aniversário da morte de Osama Bin Laden, que morreu a 1 de maio do ano passado no Paquistão, durante uma operação das forças especiais norte-americanas.

«O desmantelamento desse atentado com dispositivo explosivo improvisado revela a necessidade de uma vigilância permanente contra o terrorismo aqui e no exterior», disse Caitlin Hayden, porta-voz adjunto do Conselho Nacional de Segurança norte-americano.

As circunstâncias nas quais a CIA anulou o projeto não foram detalhadas, mas foi garantido que «nenhum avião comercial» nem «nenhum norte-americano ou aliado» esteve em perigo.

As autoridades norte-americanas revelaram que o engenho tem características muito semelhantes ao que foi usado no dia de Natal em 2009. No entanto, segundo a AP, a bomba mais recente não possui componentes de metal, o que indica que poderia não ser detetada pela segurança dos aeroportos.

FONTE: A Bola

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.