InicioVidaSaúdeRedução do índice de doenças cardiovasculares passa pela prevenção

Redução do índice de doenças cardiovasculares passa pela prevenção

Luanda – A diminuição do número de casos de doenças cardiovasculares depende muito da prevenção, com uma vida e alimentação saudáveis, bem como exercício físico, disse hoje, segunda-feira, em Luanda, o director do serviço de cardiologia e cirurgia cardíaca do Hospital Josina Machel, Dário Olaio.

O responsável, que falava durante uma palestra dirigida a enfermeiros, acrescentou que cada cidadão angolano deve ter consciência de que essas doenças existem e preocupar-se com uma alimentação regrada, equilibrada e completa, consubstanciada em fibra, antioxidantes e pobre em gorduras.

Exercícios físicos aeróbios foram igualmente indicados pelo cardiologista para a prevenção de doenças cardíacas.
Segundo o especialista, no Hospital Josina Machel os casos aumentaram nos últimos tempos para mais de 50 porcento, pois anteriormente atendia 13 pessoas por dia, cifra que cresceu para 20.
“Cinquenta porcento da população angolana entre 60-69 anos são hipertensas, um dos principais factores que concorre para o surgimento de doenças ligadas ao coração”, referiu.
Dário Olaio fez saber ainda que existem outros factores que podem ser classificados em não modificáveis como a idade, o sexo e a raça, e os modificáveis, nomeadamente o tabagismo, álcool, elevado colesterol no sangue e obesidade.
A doença cardiovascular inclui várias doenças cardíacas e vasculares. A palavra cárdio significa coração e vasculares vasos sanguíneos
incluindo artérias, veias e vasos capilares.
O certame foi realizado no âmbito das actividades da semana de enfermagem, aberta no dia 6, com a celebração de uma missa, e decorrerá até o dia 12 do corrente mês sob o lema “Resolver desigualdades-das evidências à acção”.
Fonte: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.