InicioCulturaEduardo Fernandes vencedor na trova

Eduardo Fernandes vencedor na trova

Eduardo Fernandes, músico representante de Luanda, é o grande vencedor do primeiro Festival Nacional de Trova, realizado no sábado, no Cine Nacional, pela Fundação António Agostinho Neto.
O segundo classificado foi o representante da província do Cunene, Joaquim Catubela, enquanto o terceiro foi Inoque Grego, da Lunda-Sul. Pelas conquistas, a organização do festival vai dar ao primeiro classificado dez mil dólares, ao segundo seis mil e ao terceiro quatro mil.
Para Maria Eugenia Neto, directora da Fundação António Agostinho Neto, o Festival de Trova foi uma oportunidade única para descobrir e ver brilhar os novos talentos deste género nas diversas línguas nacionais. “É bom ver jovens a cantarem nas línguas nacionais, porque isso só demonstra o interesse deles em preservar e divulgar os valores culturais nacionais”, disse.
No seu discurso de abertura do festival, destacou, ainda, que a actividade foi realizada para homenagear o “Poeta Maior”, Agostinho Neto, que em Setembro deste ano faria 90 anos. No final, agradeceu aos convidados especiais, Gabriel Tchiema, Ângela Ferrão e Duo Canhoto, que animaram o festival.
O vencedor Eduardo Fernandes disse que a realização regular deste concurso vai ajudar a dar outro dinamismo à “vida” dos trovadores, visto que o movimento está a desaparecer por falta de actividade no país. O trovador, que começou a cantar na década de 90, confessou que foi um concurso competitivo, mas acreditou sempre no seu potencial, embora o grande objectivo tenha sido representar bem a província de Luanda. Quanto ao prémio, vai ajudar a concretizar alguns dos seus projectos musicais, apesar de não ser o suficiente para os concretizar ainda este ano.

Fonte: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.