InicioAngolaAlemanha aberta a pacto de crescimento que não comprometa rigor orçamental

Alemanha aberta a pacto de crescimento que não comprometa rigor orçamental

A Alemanha está disposta a elaborar um pacto de crescimento para a Europa, desde que este se encaixe na manutenção da disciplina financeira. Primeira deslocação de Hollande será a Berlim – e muito em breve.
O Governo alemão está disposto a elaborar um pacto de crescimento para a Europa, respondendo assim à exigência de François Hollande, novo presidente francês eleito neste domingo, mas na condição de que essa estratégia de crescimento não gere uma nova vaga de endividamento dos Estados europeus.

“Iremos elaborar em conjunto um pacto de crescimento na Europa, que crie mais crescimento económico com mais competitividade”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, na Embaixada de França em Berlim, no domingo à noite.

Citado pela Lusa, o político liberal mostrou-se convicto de que a nova direcção socialista em França e o Governo de centro-direita em Berlim “irão cooperar muito, muito estreitamente”, vincando que as relações franco-alemãs “não dependem da política partidária”.

Simultaneamente, o chefe da diplomacia alemã desvalorizou as divergências entre os dois governos, manifestando a esperança de que Hollande se distancie das suas promessas eleitorais de abandonar o rumo da austeridade e financiar medidas de crescimento.

Disciplina orçamental e uma política orientada para o crescimento económica “são duas faces da mesma moeda”, disse.

Hollande, que venceu ontem as eleições 51,62% dos votos contra 48,38% de Nicolas Sarkozy, segundo dados oficiais divulgados pelo Ministério do Interior, anunciou na campanha eleitoral que pretende renegociar o Tratado Orçamental, ou pelo menos complementá-lo com medidas para incentivar o crescimento económico.

FONTE: Jornal de Negócios

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.