InicioAngolaNegócio do lixo tem dinheiro

Negócio do lixo tem dinheiro

O governo da província de Luanda vai executar, ainda este ano, um programa de saneamento básico para melhorar a saúde pública e garantir um ambiente saudável.
A intenção consta do Plano de Iniciativas de Impacto Social Imediato de Luanda, em execução pelo Ministério da Economia e pelo governo provincial de Luanda. De acordo com o documento, o projecto vai conceder microcrédito a pequenos empreendedores, para a aquisição de materiais e de meios para a recolha do lixo em todos os pontos da cidade de Luanda.
O programa de impacto social consiste em dar trabalho aos empreendedores que, pela recolha do lixo, vão receber um valor monetário ainda não definido.
Para a sua operacionalidade, o governo de Luanda, em parceria com o Ministério da Economia, vai criar 25 pontos de referência de recolha de lixo, localizados nos municípios de Belas, Cacuaco, Cazenga, Icolo e Bengo, Luanda, Quissama e Viana.
Nesta perspectiva, os empreendedores vão receber máscara, fato-macaco, ferramenta de recolha e sacos, essenciais para o trabalho de recolha de lixo. O microcrédito vai ser o meio através do qual as pessoas interessadas vão poder ter os materiais de que necessitam, lê-se no documento, apresentado, recentemente, pelo ministro da Economia, Abraão Gourgel, ao governador de Luanda, Bento Bento.
O projecto prevê a criação de brigadas de limpeza que vão, no futuro, atingir níveis de organização de cooperativas.
Além disso, contempla a atribuição de 600 motociclos de transporte de lixo e a execução de um modelo de pagamento por quilo aos jovens empreendedores envolvidos no projecto.

Um total de 100 balneários públicos também vai ser instalado em todos os municípios de Luanda, nos locais determinados pelas respectivas administrações municipais. O Ministério da Economia coordena o programa em parceria com o governo da província de Luanda, que realiza a coordenação executiva em conjunto com a comissão administrativa do município de Luanda. Os administradores municipais, durante a materialização do projecto, fazem a gestão do programa no terreno.

Fonte: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.