InicioEconomiaEletrobras projecta construção de hidroeléctrica em Angola

Eletrobras projecta construção de hidroeléctrica em Angola

A Central Eléctrica brasileira, Eletrobras, estuda a possibilidade de construir uma central hidroeléctrica em Angola nos próximos anos, disse o presidente da estatal do país sul-americano.
José Carvalho Neto afirmou que está a desenvolver estudos junto do Executivo angolano para a construção de uma central hidroeléctrica de 350 megawatts (MW) em local ainda não definido. “Estamos a estudar (a construção de) uma central em Angola. É um projecto que depende de estudos que levam cerca de dois anos e seria um projecto para cinco anos”, disse a jornalistas. Carvalho Neto indicou que cálculos iniciais apontam para um investimento de 700 milhões de dólares num projecto desse porte.
A ideia, se os estudos progredirem, é formar uma parceria com uma empresa estatal angolana do ramo da energia para dar andamento ao projecto. “Sempre procuramos trabalhar com empresas locais e ter a participação delas”, disse num evento sobre oportunidades de negócios na África. A empresa assinou um acordo com o governo de Moçambique para tentar viabilizar a construção de uma grande central hidroeléctrica e duas linhas de transporte de energia. Carvalho Neto revelou que decorrem, também, conversações com a Nigéria para desenvolver projectos no sector de energia.
O presidente da Eletrobras declarou que, este ano, a estatal deve investir 300 milhões de dólares e que a meta, nos próximos anos, é destinar 10 por cento do investimento anual na expansão internacional. “Ainda não vai dar para ser no ano que vem, mas estamos a caminho de o fazer nos próximos anos”, declarou. A Eletrobras trabalha na construção de um linha de transmissão no Uruguai, que deve estar pronta em Outubro de 2013, e estudos para a construção de parques eólicos no país. Carvalho Neto espera que em 60 dias os estudos sobre as eólicas devem estar prontos e a proposta é construir com a estatal de energia do Uruguai UTE parques com potencial de 180 MW a 300 MW.

FONTE: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.