InicioAngolaRegiõesVirei vai contar este ano com uma das maiores fazendas agro-pecuárias do...

Virei vai contar este ano com uma das maiores fazendas agro-pecuárias do país

Um projecto que visa a construção de uma das maiores fazendas do país denominada “Âncora” vai ser implementado este ano no município do Virei, a 133 km da sede da província do Namibe, numa promoção do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), soube-se hoje, sábado.

O lançamento da pedra para o início da construção da referida fazenda foi feita sexta-feira naquela localidade pela governadora da província do Namibe, Cândida Celeste.

O projecto está avaliado em mais de 100 milhões de dólares americanos e consiste no fomento da produção agro-pecuária, através da criação de uma rede comercial a nível da pecuária naquele município.

O objectivo é apoiar os produtores tradicionais, melhorar o seu rendimento, facilitar o acesso a bens de consumo de primeira necessidade e integração da economia local.

De acordo com a fonte da Angop, o projecto prevê ainda a construção de um matadouro na cidade do Namibe, bem como a criação da marca de carne “made in Virei”, com vista a reduzir as importações.

A governadora da província do Namibe disse que o presente projecto vai proporcionar a presença de várias casas comerciais no Virei, bem como haverá condições para o abeberamento do gado.

Para Cândida Celeste, “podemos com este projecto melhorar as condições de saúde do gado e aumentar o pasto”.

De acordo com ela, o projecto vai igualmente facilitar a vida do próprio Governo com a construção de mais postos médicos e a criação de estabelecimento escolar, evitando que as crianças continuem a percorrer grandes distâncias para estudarem.

Com o referido projecto, estão assim criadas as condições para instalação de um banco comercial, cuja acção será concretizada brevemente, bem como vai ajudar os criadores de gado a desenvolverem a sua actividade, assegurou a governadora.

“Vamos aumentar a produção e cada um de nós terá mais animais, terá o médico veterinário próximo e outras condições de pasto e desta forma vamos fazer crescer o Virei, sobretudo no sector da Educação”, enfatizou.

Por sua vez, o soba grande do Virei, Bernardo Mussonde, agradeceu o gesto do Banco de Desenvolvimento de Angola ao promover o projecto de tal dimensão na região.

Segundo a autoridade máxima tradicional do município, a materialização desse grandioso projecto vai melhorar as condições de vida da população do Virei, com a abertura de novos furos de águas, a construção de bebedores, mangas de vacinação de gado, matador, melhoramento dos técnicos, apoio aos técnicos especializados, entre outros.

FONTE: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.