InicioEconomiaExploração ilícita de inertes provoca perdas aos cofres do Estado

Exploração ilícita de inertes provoca perdas aos cofres do Estado

O ambientalista Vladimir Russo afirmou, em Luanda, que a exploração ilegal de inertes tem estado a provocar prejuízos na arrecadação de impostos para os cofres do Estado.

Em declarações à Angop, o especialista disse que o Estado fica lesado, primeiro, em termos de arrecadação de receitas e, em segundo lugar, pelo facto de não ter um acompanhamento dessa actividade.

Acrescentou que nos últimos tempos se tem registado uma exploração intensa de inertes e que as autoridades não sabem onde decorre e não têm formas de poder fiscalizar no acto da extracção.

Na sua óptica, o Estado fica lesado do ponto de vista económico, pois fica impossibilitado de melhor pode planificar o uso dos recursos que detém.

Fez saber que do ponto de vista ambiental, a extracção de inertes acarreta três principais problemas, sendo o primeiro, ligada à afectação da qualidade de vida das pessoas, quando a exploração é feita em locais impróprios através de ruídos, emissão de poeiras e a criação de locais propensos para propagação de doenças.

O segundo aspecto tem a ver com a degradação do habitat, resultante da remoção da vegetação e consequente afastamento dos animais, enquanto o terceiro assenta na alteração paisagística, onde a paisagem fica completamente alterada com a actividade ilegal de exploração de inertes, sem o cumprimento do previsto na legislação.

FONTE: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.