InicioAngolaRegiõesMinistro do Urbanismo inaugura ponte sobre rio Kuije

Ministro do Urbanismo inaugura ponte sobre rio Kuije

O ministro do Urbanismo e Construção, Fernando da Fonseca, procedeu ontem (terça-feira) na localidade de Capemba de Baixo (15 quilómetros a sul da cidade de Malanje), a inauguração da nova ponte sobre o rio Kuije, que liga a província de Malanje com a região sul do país.

A inauguração da ponte localizada na estrada nacional 140, enquadrou-se nas festividades do 1º de Maio dia internacional do trabalhador, que ontem se assinalou.

A obra orçada em 5 milhões de dólares norte americanos é constituída por uma estrutura metálica com uma plataforma de 46 metros de comprimentos, 11 de largura contendo duas faixas de rodagem com 4 metros cada, um metro de berma e 1,5 de passeio.

De acordo com o coordenador da comissão de gestão do Instituto de Estradas de Angola (Inea), Molares D’Abril, a empreitada que teve a duração de oito meses, enquadra-se no âmbito do programa de substituição de pontes metálicas para as de betão.

O responsável realçou que o itinerário rodoviário é de extrema importância tendo em conta que vai permitir encontrar alternativas de ligações do leste para o sul, num corredor bom que liga os municípios de Malanje, Kangandala, Mussende e Sumbe.

Ao proceder o corte da fita e o descerramento da placa, o ministro do Urbanismo e Construção disse que a empreitada vai estabelecer uma nova ligação, dando seguimento à reabilitação da estrada nacional número 140, corredor para o centro do país.

O ministro fez saber que com a conclusão deste itinerário conseguiu-se cumprir com o repto lançado pelo presidente da república, José Eduardo dos Santos, que visa o estabelecimento das comunicações rodoviárias entre as capitais de províncias.

Sobre os próximos desafios do ministério, Fernando da Fonseca, disse que se dará continuidade no programa habitacional, criação de pólos habitacionais, requalificação urbana nas capitas de província e municípios e a requalificação da rede fundamental das estradas principais, secundárias e terciárias.

Na ocasião o governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso, disse que a ponte sobre o rio Kuige tem um significado grande e com a sua inauguração estão criadas as premissas para que Malanje se transforme numa plataforma logística para a região leste de Angola.

FONTE: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.