InicioAngolaEmbaixador destaca 4 de Abril para Angola

Embaixador destaca 4 de Abril para Angola

O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Canadá, Agostinho Tavares, afirmou que o 4 de Abril passou a ser uma referência histórica de Angola por marcar uma viragem decisiva no processo político democrático ao viabilizar a reconciliação nacional e o crescimento económico do país.

O diplomata – que falava durante a confraternização promovida na cidade de Ottawa, pela comunidade local, em saudação ao X aniversário do dia da paz e da reconciliação nacional que se vive no pais – salientou que esta data representa uma das maiores conquistas do povo angolano depois da independência nacional, conquistada a 11 de Novembro de 1975.

Segundo Agostinho Tavares, é vontade dos angolanos que sejam removidas as desconfianças do passado, de modo a construir-se uma pátria mais tolerante que respeite o direito, a diferença de opiniões, incentive o patriotismo, que se proporcione um clima social harmonioso, guiado pelos valores da democracia, da justiça social e pelo respeito aos direitos humanos, liberdade e garantia dos angolanos.

Deu a conhecer que a paz, alcançada sem a imposição de forças externas, foi resultado de esforços dos angolanos e que tem proporcionado muitos benefícios a todos os níveis da vida social.

Ao explicar os ganhos da paz, Agostinho Tavares frisou os projectos de habitação, que tem dado lugar a novas residências, hospitais provinciais e municipais, postos de saúde, bem como a edificação de escolas para o ensino regular e profissional.

No domínio do transporte, realçou a reabilitação dos caminhos de ferro que têm facilitado as deslocações e o escoamento de produtos do campo para as cidades.

Explicou que Angola está a conquistar o seu lugar no contexto regional, continental e mundial, quer a nível político-diplomático quer económico.

Na óptica do diplomata, este retrato é somente uma pequena amostra do cenário do crescimento socioeconómico que Angola está a conhecer e que favorece o investimento tanto interno tanto externo.

Apelou a todos a contribuir com suas práticas e atitudes na preservação desta paz, tanto no meio familiar, tanto nas comunidades onde estão inseridos.

Citando o Chefe de Estado José Eduardo dos Santos, salientou que “quem ama verdadeiramente a paz tem de saber perdoar, reconciliar-se com o seu próximo, contribuindo para uma união verdadeira e sólida dos angolanos, sem prejuízo para as divergências que uns e outros possam expressar”.

Durante a festa foram apresentados números de dança tradicional por parte de crianças residentes em Ottawa, bem como foram declamados poemas sobre a paz, de autoria do escritor angolano residente na cidade canadiana de Edmonton, Francisco Fwallah.

O destaque da noite recaiu para a apresentação de um jogral sobre a paz, declamado por um grupo de jovens que, de forma activa, tentaram evidenciar os efeitos da guerra e os ganhos da paz.

O X aniversário da paz em Angola foi igualmente marcado com o patrocínio da Missão Diplomática angolana no Canadá, nas cidades de Toronto, província de Ontario, Montreal, província de Quebec, bem como na cidade de Calgary, província de Alberta.

FONTE: Angop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.