O Tribunal Provincial do Kwanza-Norte absolveu ontem João Esteves da Costa do crime de homicídio frustrado contra o ex-primeiro secretário provincial do MPLA, Daniel António, e seu filho, Danilo António Matady, ocorrido às 21h00 do dia 21 de Agosto de 2006, em frente à respectiva residência.
O crime consubstanciou-se em disparo com arma do tipo AKM a queima-roupa contra uma omoplata de Daniel António (hoje deputado da Assembleia Nacional) e que atingiu igualmente o maxilar inferior de Danilo Matady, que na ocasião se aproximava do pai.
Ao ler o acórdão, o juiz da causa, Vidal Francisco, disse não existirem provas conducentes ao juízo de certeza, porquanto a acusação do Ministério Público se apresenta dúbia, devido à persistência de dúvida de produção de provas, e que no decurso da audiência de julgamento foram apresentadas versões com uma certa carga político-partidária, contradições nos depoimentos e presunções do ofendido.
Especificou que, além disso, não foram cumpridos os prazos de instrução preparatória nem de prisão preventiva, porquanto inicialmente o réu permaneceu cerca de dois anos detido.
Fonte: Jornal de Angola