Luanda – O embaixador canadiano, Robert Fowler, manifestou, hoje, em Luanda, durante um encontro mantido com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o seu “regozijo” face aos desenvolvimentos alcançados por Angola, nos dez anos de paz.
“Foi um encontro bastante emocionante”, disse o diplomata à saída da audiência, de cerca de uma hora, no Palácio Presidencial, à “Cidade Alta”.
Explicou que reuniões do género não aconteciam há 12 anos, “numa altura bastante escura para a História de Angola”. “Agora apraz-me ver aquilo que foi feito durante os últimos dez anos, depois do alcance da paz”.
Realçando o “desenvolvimento das redes rodoviárias, ferroviárias e dos sistemas de saúde e de educação, entre outros”, (…) concluiu que “tudo isto é excelente”,
Robert Fowler reconheceu que em “algumas regiões do país este desenvolvimento não é tão proporcional, comparativamente a outras, mas há-de lá se chegar”.
No país desde segunda-feira, Robert Fowler foi embaixador nas Nações Unidas, de 1995 a 2000, tendo representado o Canadá no seu Conselho de Segurança, de 1999 a 2000.
Na qualidade de Presidente do Comité de Sanções da ONU apresentou dois relatórios que contribuíram para o fim da impunidade dos violadores das sanções e limitou seriamente o acesso das forças militares da Unita aos mercados de diamantes e armas, contribuindo para o fim da guerra que devastava Angola.
Fonte: Angop