A segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau foi convocada para 29 de Abril, anunciou esta quarta-feira a Comissão Nacional de Eleições.
“Convoco os dois candidatos que obtiveram a maior parte dos votos, Carlos Gomes Júnior e Kumba Ialá, para a segunda volta das eleições presidenciais, a 29 de Abril ”, disse, em conferência de imprensa, o presidente da comissão, Desejado Lima da Costa, citado pela AFP.
Kumba Ialá, que na primeira volta obteve 23,26%, tem rejeitado apresentar-se à segunda ronda. Juntamente com outros quatro candidatos denunciou fraudes na primeira ronda e pediu que a votação fosse anulada. Mas as suas pretensões foram rejeitadas pela comissão eleitoral e pelo Supremo Tribunal. Os observadores internacionais consideraram também a primeira volta justa.
O mais votado na primeira volta, a 18 de Abril, foi o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, com 48,97%.
O tira-teimas presidencial esteve previsto para dia 22. O adiamento foi justificado com os atrasos provocados pelos recursos dos cinco contestatários. A campanha deve começar na sexta-feira e terminar a 27 de Abril.
A recusa de Kumba em participar na eleição faz crescer o receio de regresso da violência a um país marcado pela instabilidade político-militar. O candidato rejeita também a mediação proposta pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que designou o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Conde, para encontrar uma saída para o impasse.
Fonte: OPUBLICO