Sábado, Março 25, 2023
18.1 C
Lisboa
More

    Governo pugna pela criação de condições para marítimos

    Luanda – O Governo angolano sempre pugnou pela criação de condições aos marítimos que servem a abordo de navios que operam na navegação em mar aberto, de acordo com as exigências legislativas internacionalmente aplicáveis.

    A afirmação foi feita hoje (quarta-feira), em Luanda, pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, no primeiro seminário sobre “A implementação da Convenção Stcw 78 (emendada).

    De acordo com o ministro, o desenvolvimento harmonioso e a manutenção de um crescimento económico aos níveis desejados só será possível com a capacitação e qualificação dos quadros nacionais que intervêm em cada segmento das esferas produtivas e de serviços.

    “Essa pretensão só poderá ser alcançada através de instituições administrativas e de formação, solidamente capacitadas, apoiadas por uma legislação actuante à luz dos regulamentos estabelecidos”, considerou o ministro.

    Disse que o Executivo angolano aprovou o decreto 29/01, que define os critérios de atribuição de certificados aos marítimos inscritos, bem como atribui ao Ministério  dos Transportes a competência para a emissão dos respectivos certificados.

    Disse igualmente que o Conselho de Ministros apreciou, recentemente, o projecto lei de base da marinha mercante, portos e actividades conexas, tendo sido já concluídos alguns diplomas para a sua regulamentação.

    “Estes diplomas criam as condições jurídicas de sustentação para a aplicação da convenção Stcw”, considerou.

    Segundo Augusto da Silva Tomás, o seminário vai permitir aos profissionais do sector reflectirem sobre instrumento internacional dedicado à qualificação de marítimo e portuários de Angola para a certificação dos cursos ministrados por escolas náuticas nacionais, e o reconhecimento dos cursos obtidos no exterior.

    Com encerramento marcado para quinta-feira, o seminário é uma realização do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA) e conta com o apoio da Organização Marítima Internacional (OMI).

    Angola é membro da organização marítima internacional (OMI), desde 1976, e é parte da convenção STCW 78/95 desde 1992

    Fonte: Angop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA atacam instalações apoiadas pelo Irã na Síria após drone matar norte-americano

    Militares dos Estados Unidos realizaram vários ataques aéreos na Síria na noite de quinta-feira contra grupos alinhados ao Irã,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema