O vice-ministro da Comunicação Social, Miguel de Carvalho “Wadijimbi”, garantiu na quinta-feira ao presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, o apoio de Angola na modernização da televisão, rádio e agência de notícias deste país.
Miguel de Carvalho “Wadijimbi”, que falava no final da audiência que lhe foi concedida pelo chefe de Estado são-tomense, disse que, na sequência dos vários contactos mantidos com as autoridades do sector em São Tomé e Príncipe, foram definidas novas linhas de actuação que vão permitir o relançamento da cooperação em vários domínios da comunicação social.
“Vamos relançar a cooperação tecnológica no sentido de aumentar os níveis de desempenho da comunicação social de São Tomé e Príncipe e colaborar no domínio da formação de quadros, fazendo com que jornalistas são-tomenses possam estagiar na Rádio Nacional de Angola, Televisão Pública de Angola e Agência Angola Press”, explicou. “Explicámos ao Presidente da República que o objectivo da nossa visita prende-se com a análise que se tornou necessária ser feita quanto ao acordo que resultou da comissão bilateral Angola-São Tomé e Príncipe, reunida em 2011, na cidade de São Tomé, que definiu metas a serem cumpridas no domínio da comunicação social”, disse.
Miguel de Carvalho “Wadijimbi” afirmou que, durante a sua estadia em São Tomé e Príncipe, foi revisto o grau de cumprimento do acordo. “Toda essa avaliação vai culminar com um encontro técnico a nível das empresas de comunicação social, de forma a dar conteúdo real e concreto aos acordos assinados”, disse. Quinta-feira, o vice-ministro foi recebido pelo primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.