Ondjiva – Catorze cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades foram detidos durante os últimos quinze dias, por efectivos da Polícia Nacional na província do Cunene, por entrada ilegal no país.
O facto foi avançado hoje, sexta-feira, à Angop, pelo porta-voz do comando local da Polícia Nacional, superintendente-chefe Carlos dos Santos, referindo que a detenção ocorreu na barragem montada pelas forças no troço da estrada Xangongo /Humbe, no âmbito do enfrentamento operativo.
Segundo fez saber dos estrangeiros detidos, constam cinco cidadãos da Guiné Conacry, três camaroneses, dois gambianos e os restantes de nacionalidade moçambicana, maliana, nigeriana e somali encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros.
Carlos dos Santos referiu que, no âmbito da protecção da fronteira comum Angola/Namíbia, a corporação registou um total de 12 violações que permitiu a interpelação de 19 violadores nacionais que após registo operativo foram postos em liberdade.
Entretanto, disse ainda que das operações efectuadas resultou na apreensão de diversos meios com destaque para 141 caprinos e caixas de cigarros e bebidas diversas por fuga ao fisco.
Constituem como causa de violações da fronteira a fuga ao fisco de diversas mercadorias, roubo e furto de gado e a busca de assistência médica.
Fonte: Angop