A directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, está desde ontem em Luanda, para com as autoridades angolanas definir um programa de acção nas áreas da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação Social.
O presidente da Comissão Nacional para a UNESCO e ministro da Educação, Pinda Simão, disse que as acções a serem desenvolvidas estão inscritas num protocolo a ser assinado no final da visita.
Durante dois dias, Irina Bokova tem encontros com as autoridades angolanas ligadas aos sectores que tratam de matérias com a UNESCO. Pinda Simão disse que, no domínio da Educação, estão a ser feitos trabalhos de consolidação das capacidades do sistema educativo em planificação, gestão de informação estatística, supervisão escolar, fiscalização e avaliação das instituições escolares.
Angola e a UNESCO também têm acções sobre o desenvolvimento da alfabetização. “Estas acções abarcam uma parte do país e devem ser consolidadas no próximo biénio”, disse o ministro Pinda Simão.
O Ministério da Educação e a UNESCO assinaram um acordo para a formação de inspectores, inserido no projecto de revitalização da inspecção do sector em todas as províncias. Já beneficiaram da acção as províncias de Benguela, Bié, Cunene, Huambo, Huíla, Kwanza- Sul, Malanje e Namibe.
No Ensino Superior, Pinda Simão anunciou a criação, com o apoio da UNESCO, de um “centro de excelência” de doutoramento em ciências da terra, visando o desenvolvimento sustentável.
O centro vai ajudar as universidades angolanas no fortalecimento da sua capacidade de gestão e, sobretudo, na formação de professores, além de assegurar a formação de jovens cientistas angolanos e da região austral do continente africano, em parceria com o Executivo.
Na área da Cultura, está a ser desenvolvido um trabalho para a inscrição de alguns monumentos angolanos na lista do património universal, além do conjunto da cidade de Mbanza Congo. Pinda Simão referiu que, no domínio da Comunicação Social, o Executivo vai continuar a apoiar a melhoria das competências dos jornalistas, através do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).
A directora-geral da UNESCO foi recebida no aeroporto internacional de Luanda pelo ministro da Educação, Pinda Simão, pelo vice-ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, João Teta, e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.