Terça-feira, Março 28, 2023
16.8 C
Lisboa
More

    Coreia do Norte diz que interceptação de míssil será “declaração de guerra”

    A Coreia do Norte entenderá como “uma declaração de guerra” a intercepção do satélite que pretende colocar em órbita em meados deste mês, informou nesta sexta-feira (6) a agência sul-coreana “Yonhap”.

    Desta forma, o regime comunista responde às intenções da Coreia do Sul e do Japão de derrubá-lo se representar uma ameaça a seus territórios.

    Em comunicado emitido pela agência estatal norte-coreana “KCNA”, um porta-voz do Comitê de Reunificação Pacífica da Coreia em Pyongyang afirmou também que a intercepção do satélite implicaria “uma tremenda catástrofe”.

    O regime comunista voltou a ressaltar que “o mundo já conhece” a natureza científica e pacífica do lançamento do satélite, ao tempo que reiterou que a “transparência” do evento está assegurada.

    Para rebater as críticas internacionais, que consideram o lançamento um teste balístico encoberto, Pyongyang convidou jornalistas e analistas estrangeiros a assistirem ao evento, que planeja realizar entre os dias 12 e 16 de abril.

    A ameaça de Pyongyang acontece depois de Coreia do Sul e Japão terem anunciado seus planos de interceptar o satélite norte-coreano se este desviar-se de sua trajetória prevista.

    Neste sentido, o Japão determinou na quinta-feira (5) o desdobramento de um sistema de mísseis terra-ar em quatro pontos da província de Okinawa (ilhas ao sul), uma área que deverá ser sobrevoada pelo foguete.

    A Coreia do Sul planeia, por sua vez, desdobrar dois destróieres no litoral oeste do país com capacidade para derrubar o satélite e avisou que acompanhará sua trajetória, já que pode supor um grave risco para sua segurança.

    Fonte: Folha

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema