Luanda – O ministro da Educação, Mpinda Simão, considerou positiva a visita de dois dias a Angola, da directora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Irina Bokova,
Em declarações à Angop, no Aeroporto 4 de Fevereiro, Mpinda Simão disse que “tendo em conta que o programa previsto foi cumprido e os objectivos que se preconizaram foram alcançados, podemos afirmar que a visita foi positiva”.
Para o ministro, que é também presidente da comissão nacional para Unesco, os resultados estão visíveis no balanço do trabalho que tem sido desenvolvido entre Angola e a Unesco nos últimos anos e que culminou com a assinatura de um acordo de cooperação.
“Abordamos varias áreas de interesse da cooperação com esta instituição como a Educação, Comunicação Social, Formação e Ensino Superior, Cultura, aspectos relacionados com a Promoção da Mulher sobretudo ligados à formação e educação de meninas e pudemos perspectivar acções para o futuro”, referiu.
De acordo com o ministro o documento final é consensual, e retoma todas as áreas de interesse que vão guiar a acção de Angola e da Unesco.
“Nós sentimos que existe um consenso sobre todos os temas abordados e tanto a Unesco está disponível em dar o seu apoio para o engrandecimento de Angola nas suas áreas de especialidade, como Angola está disposta a dar a sua contribuição para que a organização continue a fortalecer-se”, disse.
O último acordo rubricado entre Angola e esta instituição da ONU data de há oito anos, mas as acções continuam a ser desenvolvidas até a presente data.
Apesar de não ser uma instituição financiadora, a Unesco coloca à disposição dos países a sua capacidade técnica em termos de especialistas, além de fazer a promoção da imagem dos países junto de possíveis doadores, para atrair apoios.
Irina Bokova deixou na noite de hoje, quinta-feira, Luanda, no termo da visita de dois dias que efectuou ao país, no âmbito do incremento da cooperação com as autoridades angolanas.
Nascida aos 12 de Julho de 1952, em Sofia, Bulgária, Irina Bokova é a primeira mulher à frente dos destinos da Unesco e ocupa o cargo desde Novembro de 2009.
Fonte: Angop