Dois focos de incêndio acionaram o alarme da central nuclear de Penly, no oeste da França, provocando a paralisação automática de um reator. O incidente, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, foi controlado de acordo com a operadora da central, EDF.
De acordo com o primeiro comunicado emitido pela operadora, bombeiros interviram no prédio do reator da unidade número 2 da central às 13h15 (horário local) e conseguiram controlar dois focos de incêndio. Não houve feridos e o incidente não provocou danos ao meio ambiente, segundo a EDF.
A operadora afirmou que o alarme foi acionado assim que a fumaça foi detectada e os sistemas de segurança foram acionados e o reator parou automaticamente.
Em um segundo comunicado, a EDF indicou que as “equipes e os recursos da central foram mobilizados e uma equipe de intervenção entrou no local para inspecionar o conjunto das instalações e constatou que não tinha outros focos” de incêndio.
A Agência francesa de segurança nuclear e as autoridades regionais foram informadas imediatamente, de acordo com a empresa.
Fonte: RFI