Luena – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sublinhou hoje, quarta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, as responsabilidades dos partidos políticos legais e legitimados pelo voto, com maior ou menor número de assentos na Assembleia Nacional, por representarem sectores da sociedade angolana.
“Têm assim uma missão importante a cumprir e grandes responsabilidades perante a nação”, sublinhou José Eduardo dos Santos quando discursava para milhares de pessoas no Largo 1º de Agosto, no acto central do 4 de Abril, dia consagrado à Paz e à Reconciliação Nacional.
Disse que os direitos de todos e de cada cidadão devem ser respeitados “e tive sempre em consideração que todos os partidos legalmente constituídos e as organizações da sociedade civil têm nessa nova etapa um importante papel a desempenhar”.
“Eles não devem agir à margem da lei, nem tão pouco deixar de exercer o seu papel de oposição e de fiscalização ou de auxiliares dos poderes públicos, é essencial que conduzam a sua acção em conformidade com a lei, contribuindo para o desenvolvimento do país e para a harmonia social”, disse.
Segundo José Eduardo dos Santos, não se deve introduzir no jogo político e democrático o princípio do vale tudo. “Na política não vale tudo. Nem todos os actos e factos são admitidos, sobretudo quando lesam a reputação, o bom-nome e a integridade moral e física de outras pessoas”.
Sublinhou que a difamação, a calunia e a ameaça de morte são crimes e não devem, de modo algum serem usados como meios de disputa ou luta política.
Fonte: Angop