
A cidade do Luena conta com um novo cartão postal: o Monumento da Paz. A inauguração foi aguardada com grande expectativa pelas gentes do Moxico e a obra vem dar uma imagem diferente e outra dinâmica ao antigo Jardim Lenine, na parte traseira do palácio do governo local.
O Monumento da Paz, que começou a ser construído em Outubro de 2009, mede 30 metros de comprimento e foi construído à base de cobre e ferro.
A obra é caracterizada por dois braços gigantes em ferro que erguem uma pomba branca, simbolizando a Paz alcançada em 2002, com a assinatura, primeiro, de um memorando de entendimento, no Luena, e, mais tarde, com os acordos que puseram fim a mais de três décadas de conflito armado. No local, estudantes têm o acervo da Biblioteca ali instalada e podem enriquecer as suas pesquisas científicas com acesso à Internet. Nos arredores foi edificada uma área administrativa, constituída por quatro gabinetes, sala de reuniões para 40 pessoas e outra de espera.
Na área social foi erguido um restaurante para 60 pessoas, uma sala de conferências com capacidade de 64 lugares, biblioteca, sala de Internet, de leituras e vários balneários.
O empreendimento foi erguido por duas empresas. A chinesa Synohidro Corporation construiu a parte das dependências administrativas e sociais, enquanto à Mansudore Group coube a construção do Monumento da Paz e das áreas verdes.
Fonte: Jornaldeangola