É o novo projecto de lei que está a causar polémica no Reino Unido: o governo de Londres quer que a polícia e os serviços secretos possam ter acesso aos dados electrónicos dos cidadãos.
A vigilância de emails, redes sociais, chamadas telefónicas ou SMS visa combater actividades criminosas, terroristas ou pedófilas. Mas causa polémica, incluindo no seio dos conservadores. “É perfeitamente desnecessário”, insurge-se o deputado conversador David Davis, que contrapõe: “E mesmo se for preciso vigiar terroristas e criminosos, o que é perfeitamente legítimo, deve ser preciso uma decisão do tribunal, garantias, magistrados. Tem sido assim há 100 anos… porque é que haveríamos de mudar agora?!”
As associações cívicas são, obviamente, contra o projecto e acusam o governo de querer colocar o Reino Unido em pé de igualdade com países como a China ou o Irão.
O projecto deve ser anunciado oficialmente, pela Rainha, em maio próximo, no discurso do trono.
O anterior governo trabalhista tinha apresentado um projecto semelhante, mas acabou por retirá-lo, pressionado pelos conservadores e pelos liberais democratas, actualmente no poder.
Fonte: Euronews