O ministro da Economia, Abraão Gourgel, afirmou no Namibe que o Programa de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) vai exigir dos empresários maior capacidade de gestão dos fundos que serão colocados à sua disposição.
Para garantir este objectivo, o governo revitalizou os serviços do INAPEM para transmitir conhecimentos aos pequenos e médios empresários que irão beneficiar de crédito, no âmbito do referido programa.
Abraão Gourgel assegurou que o Estado vai criar mecanismos a nível municipal para evitar a burocracia na formulação de processos para o crédito.
De acordo com o ministro da Economia, esse programa deve ser visto como um esforço do Executivo angolano no sentido de assegurar as condições para os empresários e empreendedores desenvolverem actividades sustentáveis.
Abrão Gourgel salientou que, com o crescimento económico do país, sobretudo ao nível da recuperação das infra-estruturas, e a descentralização dos orçamentos municipais, deve-se apoiar a classe empresarial emergente, para que seja capaz de prosperar no futuro.
O governante teceu estas considerações durante o encontro de apresentação do Programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e Programa de Apoio ao Pequeno Negócio (PAPN), que teve lugar no Namibe, numa promoção do Ministério da Economia.
Para além de empresários e empreendedores, o encontro contou com a participação dos governadores provinciais do Namibe e da Huíla, Cândida Celeste e Isaac dos Anjos, respectivamente.
As províncias do Kwanza-Sul e Benguela, também convidadas a participar, foram representadas pelo vice-governador Manuel de Brito e a directora provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo, Alice Cabral, respectivamente.
Fonte: JA