Sábado, Abril 1, 2023
14 C
Lisboa
More

    Estaleiro naval está em construção em Porto Amboim

    Um estaleiro naval de grande porte destinado a apoiar as empresas petrolíferas que operam no mar angolano está actualmente em construção no município de Porto Amboim, província do Kwanza-Sul.
    Denominado Porto Amboim Estaleiros Navais (Paenal), começou a ser erguido em 2007 por uma empresa adstrita à Sonangol, que participa com 40 por cento das acções, tendo como associadas estrangeiras a SBW Ship Yard, de Singapura, e a sua congénere da Coreia do Sul Daewo, ambas com 30 por cento. O empreendimento cujos custos não foram revelados, ocupa uma área de 23 hectares e é tido como uma mais-valia para a economia do país, por ser um dos mais modernos do continente africano, possuindo, entre os seus equipamentos, uma grua capaz de suspender carga até 2.500 toneladas, também ela considerada a maior de África, de acordo com o director-geral adjunto do Paenal.
    José Lopes declarou ao Jornal de Angola que a empresa vai dedicar-se fundamentalmente à construção de módulos para barcaças que operam em vários blocos do “offshore” do país.
    O estaleiro também vai proceder à transformação metalo-mecânica, construção de bóias, reparação naval, fabrico e montagem de equipamentos para diversos fins, especialmente para a indústria petrolífera.
    O responsável explicou que, no âmbito social, o Paenal, que entrará em pleno funcionamento em 2013, vai criar postos de trabalho para jovens e dar oportunidade aos angolanos de se desenvolverem profissionalmente em áreas como soldadura, construção de andaimes, estruturas de aço e outras profissões e ofícios especializados.

    Obra concluída em Junho
    O director adjunto do Paenal considerou que, apesar de existirem outros estaleiros em Angola, como o da Sonamet no Lobito e o da Petromar no Soyo, a vantagem do empreendimento do Kwanza-Sul reside nas dimensões do cais, que possui 500 metros de comprimento e 10 de profundidade, conferindo-lhe a possibilidade de trabalhar em navios de maior porte.
    O cais terá um quebra-mar para resguardar os barcos que meçam entre 300 a 400 metros de comprimento e uma largura equivalente a quatro estádios de futebol, explicou. A conclusão da obra está prevista para Junho próximo, mas já decorre no estaleiro a construção de bóias e um módulo, e também projectos de desenvolvimento.
    Para a construção de determinadas áreas do empreendimento foi contratada a empresa Conduril. A edificação dos armazéns é da responsabilidade da empresa, com a excepção da pintura, construção do cais e do quebra-mar, a cargo de empresas especializadas.
    Está igualmente a ser instalada no local da obra uma vedação anti-intrusão com cinco metros de altura, dotada de câmaras de vigilância para a segurança do empreendimento, que detém equipamento muito especializado e oneroso.

    Terminal oceânico

    Por outro lado, a Paenal está a construir para a Sonangol Logística o Terminal Oceânico de Porto Amboim (TOPA), para o abastecimento de combustíveis.
    O empreendimento vai servir de centro de armazenamento de gasolina, querosene, gasóleo e gás, para posterior distribuição nas províncias do Kwanza-Norte, Malange, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico, além das localidades do interior do Kwanza-Sul.
    “O terminal permite que os barcos da Sonangol atraquem e através de uma bóia efectuem a descarga dos combustíveis para os tanques” , apontou o director-geral adjunto do Paenal. José Lopes indicou que outra fase da construção do terminal em execução compreende uma plataforma com braços de carga.
    De acordo com o responsável, nas águas ultra profundas localizadas a mais de 200 quilómetros da costa, as linhas de transporte serão substituídas por barcos flutuantes para o tratamento do petróleo e, por isso, a energia eléctrica, compressores e injecção de água são imprescindíveis.“Essas actividades serão executadas em módulos que serão feitos no Paenal”, sublinhou José Lopes. Para a sua instalação serão utilizadas duas gruas móveis.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo dos Estados Unidos pretende perguntar aos americanos negros se eles são descendentes de escravos

    O governo dos EUA pretende perguntar aos americanos negros em formulários federais, incluindo o censo, se os seus ancestrais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema