Confrontos entre dois clãs rivais em El Ksar, na bacia mineira do sudoeste da Tunísia, causou dois mortos de terça para quarta-feira, e a tensão se manteve muito forte, apesar da instauração do recolher obrigatório, soube à AFP de fontes concordantes.
Um adolescente de 14 anos foi morto terça-feira com um tiro no coração, de uma caçadeira e sete outras feridas nos primeiros confrontos entre duas famílias sobre um lote de terrenos, segundo o ministério do Interior que havia decretado o recolher obrigatório das 19H00 às 05H00 locais.
Os confrontos retomaram quarta-feira após os funerais de um adolescente e de uma segunda pessoa, um jovem de 25 anos, baleado por uma espingarda, de acordo com agência TAP.
Várias centenas de pessoas estiveram envolvidas nas violências, e comércios e residências foram incendiadas na noite de quarta-feira, segundo uma fonte local contactada pela AFP. As forças da ordem desdobradas desde terça-feira na região usaram gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.
Os dois clãs rivais são os Awled Tlijane e os Jwaber, segundo a fonte local, indicando que as vítimas pertenciam a segunda família.
A situação de segurança continua muito instável na região de Gafsa, tradicionalmente rebelde e devastada pelo desemprego e pela crise económica.
Um conflito tribal em Metlaoui, uma cidade mineira da região, havia causado 12 mortos e 150 feridos no início de Junho de 2011. As violências duraram uma semana.
Fonte: Pana