Segunda-feira, Março 27, 2023
21.4 C
Lisboa
More

    CEDAO impõe sanções ao Mali

    A Comunidade Económica de Desenvolvimento da África Ocidental, CEDAO, decidiu impôr sanções contra o Mali após rejeitar  como “publicidade” uma promessa dos dirigentes miltiares do paós de devolverem o poder aos civis.

    Remi Ajibewa  director de assuntos políticos e cooperação internacional da CEDAO rejeitou como  “mera publicidade” o anúncio feito pela junta  militar de que tinha decidido restaurar a constituição do país.

    O dirigente da junta militar, o capitão Amadou Sanogo  prometeu ontem devolver o poder aos civis mas não deu qualquer calendário para a organização de eleições como prometeu.

    A CEDAO tinha anteriormente dado uma prazo que terminou Segunda-feira para os militares abandonarem o poder.

    Gilles Yabi do Grupo para as Crise Internacionais  disse que uma questão que é também  preocupante para os países da região, são os avanços dos rebeldes Tuareges que ameaçam dividir o país. Gilles Yabi  disse que “em termos gerais se pode dizer que as regiões administrativas de Gao, Timbuktu e Kidal estão nas mãos de rebeldes tuaregues ou outros grupos armados o que poe a integridade do Mali em perigo”.

    “É muito diíicil vêr como é que a CEDAO vai responder a este desafio ao mesmo tempo,” acrescentou.

    As sanções que os dirigentes da CEDAO decidiram impôr incluem o encerramento de fronteiras o congelamento dos bens dos ideres da junta e seus cúmplices e o congelamento das contas do Malino banco central dos países da africa ocidental entre outras sanções financeiras.

    Fonte: VOA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro israelita demite ministro que pediu pausa em polêmica reforma judicial

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, destituiu, neste domingo (26), seu ministro da Defesa depois que este rompeu fileiras com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema