Sábado, Abril 1, 2023
13.8 C
Lisboa
More

    Milhares de jovens marcham pela paz

    Jovens de cerca de 50 associações juvenis da sociedade civil marcharam ontem em Luanda, pelos dez anos da conquista definitiva da paz e em apoio ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
    A marcha, em que participaram milhares de jovens, teve início às 10h00 no Largo do Motorista, frente ao cemitério de Sant’Ana, e terminou no Largo da Família. Os jovens, na maioria vestidos de branco para simbolizar a paz, percorreram a avenida Deolinda Rodrigues ao som de música nacional. O país assinala no dia 4 de Abril dez anos de conquista da paz.
    No Largo da Família, os jovens fizeram um minuto de silêncio em memória dos angolanos que perderam a vida pela conquista da paz, depois de entoarem o hino nacional. O coordenador da comissão organizadora da marcha, Manuel Pimentel, disse que era imperioso os jovens, de forma organizada, mostrarem a sua satisfação pela conquista da paz, a maior conquista dos angolanos depois da independência.
    O tributo ao Presidente da República durante a marcha, disse Manuel Pimentel, foi para assinalar a sua liderança nos esforços para a conquista definitiva da paz.
    O coordenador da marcha disse que a manifestação foi feita por vontade própria e espírito patriótico das organizações juvenis. Manuel Pimentel anunciou que outras manifestações de apoio à paz devem acontecer por toda a província de Luanda, com actividades culturais e desportivas para envolver jovens que não conseguiram estar na marcha de ontem. No Largo da Família, a marcha terminou com um espectáculo musical que juntou nomes como Os Lambas, Noite & Dia, Própria Lixa, Ary, Yola Araújo, os Génesis e Dom Caetano.

    Mensagem do governo

    O governo provincial de Luanda considerou que a conquista da paz e o desenvolvimento socioeconómico que o país observa constituem elementos para a promoção do bem-estar dos angolanos.
    “Ao celebrarmos com júbilo essa tão memorável data, devemos estar cientes dos grandes desafios que ainda nos aguardam para conseguirmos os objectivos pretendidos, sendo, para isso, chamados todos os angolanos de boa fé a contribuírem com o seu esforço e dedicação”, lê-se na mensagem.
    Em Luanda, as celebrações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional prevêem a “caminhada da paz”, cujo ponto de concentração é defronte à Feira Popular de Luanda, avenida Deolinda Rodrigues, pela 9h00, com chegada marcada para o Largo da Independência.
    A marcha reforça a chama da paz, da unidade e da reconciliação nacional. Trabalhadores, estudantes, políticos, religiosos estão mobilizados para a marcha.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo dos Estados Unidos pretende perguntar aos americanos negros se eles são descendentes de escravos

    O governo dos EUA pretende perguntar aos americanos negros em formulários federais, incluindo o censo, se os seus ancestrais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema