O certificado de aprovação que o Fundo Monetário Internacional, FMI passou para Angola é um indicador muito forte para aquilo que é o percurso de Angola, defendeu o Economista, Cláudio Nadaz dos Santos, à RNA.
Para o economista, isto revela que não há receios para se olhar para Angola, e se apostar no processo de reconstrução nacional, porque o país está a mostrar que pode cumprir com os seus compromissos e obrigações.
“As grandes oportunidades surgem neste tipo de contexto e não há nenhuma necessidade de Angola tentar recorrer a formas que não sejam mais óbvias de incentivar as pessoas, até porque os dados estão aí para mostrar que a grande oportunidade está aqui”, disse.
O êxito conseguido na conclusão do acordo Stand By, que Angola celebrou em Novembro, de 2009, com o Fundo Monetário Internacional, FMI, deveu-se em grande medida a boa prestação das autoridades angolanas, na satisfação das metas e objectivos previstos.
As reservas internacionais do país subiram, a taxa de câmbio estabilizou-se e a inflação reduziu.
Nestes 27 meses, em que durou o acordo houve ainda a assinalar o ajuste fiscal conseguido e a regularização dos volumes de pagamentos internos em atraso, bem como a correcção dos gastos público
Fonte: RNA