Os europeus são quem mais consome bebidas alcoólicas no mundo, cerca de 12,5 litros por ano, equivalente a quase três taças de vinho por dia, revela um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Comissão Europeia.
O título de maiores bebedores do mundo vai para a União Europeia como um todo – o consumo é quase o dobro da média mundial –, mas há grandes variações entre as sub-regiões e diferenças sobre quando, onde e com que frequência se ingere bebidas alcoólicas.
Os maiores consumidores de álcool estão nas regiões leste e centro-leste da Europa, 14,5 litros por adulto por ano face a 12,4 litros na zona ocidental e centro-ocidental, 11,2 litros no sul e 10,4 litros nos países nórdicos.
O cenário é diferente se estes dados forem comparados com indicadores da chamada “bebida perigosa”, ingerida fora das refeições e em lugares públicos.
Os países nórdicos, numa escola de 1 a 5, registam 2,8 pontos e o leste europeu e o centro-leste lideram a lista, com 2,9.
O estudo também afirma que existem mais de 40 doenças relacionadas com o consumo de álcool, incluindo o alcoolismo, pancreatite alcoólica e até envenenamento com álcool.
Também refere problemas agravados pelo uso de álcool, como lesões e mortes em acidentes de viação e doenças cardíacas e cancro.
Fonte: