O Comité de política monetária do BNA esteve reunido na 2ª feira, 26/03, para avaliar a evolução dos principais indicadores macroeconómicos, o desenvolvimento dos mercados económico e cambial, assim como as perspectivas de evolução económica.
Adicionalmente foi analisada a conjuntura internacional, com destaque para o comportamento de alguns indicadores macroeconómico de alguns parceiros de Angola.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada, o comité de política monetária do BNA, informa que neste mês de Fevereiro, a taxa de inflação situou-se em 0, 69 por cento, abaixo da inflação de Janeiro que foi de 0, 73 por cento.
As classes de alimentação e de bebidas não alcoólicas, vestuário e calçado, mobiliário e equipamento doméstico e manutenção foram os que mais contribuíram para a inflação no Mês de Fevereiro.
Em relação ao mercado monetário, observou-se uma relativa estabilidade das taxas de juros do mercado interbancário. Do mercado cambial, a taxa de câmbio média de referência do Kwanza, em relação ao dólar norte – americano variou em torno dos 0, 01 por cento.
Em nota de imprensa, o referido comité, informa ainda que decidiu por unanimidade manter a taxa básica de juros, taxa BNA, em 10, 25 por cento, ano.
A próxima reunião do comité de política monetária do BNA terá lugar no dia 30 de Abril.
Fonte: RNA