Sexta-feira, Março 31, 2023
18.7 C
Lisboa
More

    Deputados participaram na Assembleia Parlamentar da ACP

    Bruxelas  – Uma delegação parlamentar da Assembleia Nacional participou, em Bruxelas, na 27ª sessão da Assembleia Parlamentar África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e de preparação da 23ª sessão da Assembleia Parlamentar Paritária desta instituição.

    Realizada de 19 a 22 de Março, a actividade teve o objectivo de harmonizar as posições entre os membros da ACP e a troca de ideias sobre questões de interesse comum.

    Durante a assembleia, foram abordadas a instabilidade dos preços, o funcionamentos dos mercados mundiais de produtos e seu impacto na segurança alimentar nos países ACP, o  empreendedorismo baseado nas Tecnologias de Comunição e Informação e o seu impacto no desenvolvimento desses país.

    Também foi analisado o impacto do conflito da Líbia nos países ACP vizinhos e nos Estados-Membros da UE, o impacto social e ambiental da exploração mineira, pelos correlatores, a importância do acesso à energia para o desenvolvimento económico sustentável e para a concretízação dos objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

    Sobre o relatório da Ong Global Witness apresentado numa nota de rodapé uma acusação de descaminhos de receitas petrolíferas, para contas privadas off-shore entre 1998 e 2002, em Angola, o deputado Sérgio dos Santos esclareceu a co-relatora e eurodeputada Michele Rivasi sobre a inverdade da informação.

    Na Bélgica, a embaixadora de Angola naquele Reino e em Luxemburgo, Maria Elizabeth Simbrão, recebeu a delegação de deputados na sua residência oficial, onde, além do jantar de cortesia, abordou assuntos de interesse para a comunidade angolana residente nesse país.

    Durante o encontro, a embaixadora informou que o reverendo Jesse Jackson, que esteve de visita a Bruxelas, manifestou o interesse em visitar Angola para participar de actividades de caracter cívico humanitário.

    O último encontro de trabalho da delegação ocorreu com o representante do Ministério do Comércio e chefe da equipa de Angola de negociadores dos APE,  Lourenço Fernandes, que informou a delegação sobre o estado dos negociações de EPA-SADC.

    Além de Sérgio de Sousa Mendes dos Santos e Elizabeth Simbrão, a delegação integrou, João Muatonguela, deputado, António Jaime, conselheiro da Embaixada de Angola no Reino da Belgica e Paula de Almeida, funcionária parlamentar.

    A 28ª Sessão da Assembleia Parlamentar ACP e a 23ª Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE estão previstas para 23 e 30 de Maio deste ano em Horsens, Dinamarca.

    Fonte: Angop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo dos Estados Unidos pretende perguntar aos americanos negros se eles são descendentes de escravos

    O governo dos EUA pretende perguntar aos americanos negros em formulários federais, incluindo o censo, se os seus ancestrais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema