O comandante do Comando Norte-Americano para a África (AFRICOM), General Carter F. Ham, visita Angola no dia 27 do corrente mês, segundo deu a conhecer hoje a embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em comunicado.
De acordo com a nota, trata-se da sua primeira visita a Angola desde que assumiu as novas funções, no dia 9 de Março de 2011, sucedendo ao General William E. (Kip) Ward, no Comando do AFRICOM, que é um dos seis comandos geográficos dos EUA na estrutura unificada do Departamento de Defesa, baseado em Estugarda, Alemanha.
O General Ham prevê encontros com o ministro da Defesa, General Cândido Van-Dúnem, o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, General Geraldo Sachipengo Nunda, e outras altas entidades militares angolanas, com quem abordará o actual estado das relações militares bilaterais, a segurança marítima regional e internacional e os caminhos a seguir para uma cooperação cada vez mais estreita.
Recentemente, altas patentes dos Estados Unidos como o Major-General David R. Hogg, Comadante do Exército dos Estados Unidos para a África, o Secretário da Marinha dos Estados Unidos Ray Mabus, o embaixador James McGee, Conselheiro Político da Sexta Frota Marítima dos EUA, bem como o Navio Robert Bradley com a sua tripulação visitaram Angola no âmbito desta cooperação .
O Departamento de Defesa dos EUA, através do Gabinete do Adido Militar em Angola, investiu em 2011, cerca de 1.7 milhões de dólares em programas para o ensino da língua inglesa, na luta contra o VIH/SIDA e em assistência na construção de uma clínica.
Fonte: Angop