A directora provincial de Luanda da Saúde, Isabel Massocolo, reconheceu, ontem, que a malária continua a ser a grande causadora de mortes em crianças e gestantes.
Em declarações à Angop, Isabel Massocolo referiu que a malária continua a ser a patologia que mais doentes e mortes tem causado em crianças com menos de cinco anos e mulheres grávidas.
A Direcção Provincial de Saúde continua a tomar medidas de prevenção, alertando os munícipes para a necessidade de continuarem a usar o mosquiteiro, de tratarem do saneamento básico em volta das casas e, em alguns casos, de usarem insecticida.
“Se estas medidas de prevenção forem tomadas e reforçadas, os casos de malária podem descer, porque o combate à doença é uma actividade integrada que deve ser complementada com outras tarefas”, sublinhou a especialista em saúde pública.
Para a direcora Isabel Massocolo, se as pessoas estiverem sensibilizadas de que, quando ocorrerem os primeiros sintomas da doença devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, vai ser possível evitar mais mortes por malária, já que a doença deve ser tratada o mais cedo possível.
Quanto ao programa de distribuição gratuita de mosquiteiros, Isabel Massocolo afirmou que, neste momento, a Direcção Provincial tem uma equipa avançada no Quilometro 44, Icolo e Bengo, para que o grupo alvo, crianças menores de cinco anos e grávidas, beneficie de mosquiteiros.
Fonte: JA