Fernando Alonso venceu o Grande Prémio da Malásia, a segunda prova da época da Fórmula 1. O espanhol, piloto da Ferrari, conseguiu a sua 28.ª vitória da carreira e consegue assim a liderança do circuito mundial. O mexicano Sergio Pérez, da Sauber, foi segundo, enquanto que o britânico Lewis Hamilton, da McLaren, fechou o pódio.
A corrida no circuito de Sepang realizou-se na madrugada de domingo e terminou com a vitória do piloto espanhol, que ganhou vantagem sobre os seus adversários graças ao seu Ferrari, que se demonstrou melhor adaptado a condições de piso molhado.
A chuva começou a aparecer ainda antes da corrida ter início, mas quase todos os pilotos e escudaria optaram por começar com pneus intermédios. Ao fim da primeira volta, Sergio Pérez foi às boxes trocar para pneus de chuva, numa ‘jogada’ estratégica que viria a ser decisiva para o inesperado monovolume da Sauber se lançar para a frente da corrida.
À terceira volta foi a vez dos Ferraris de Alonso e Felipe massa recorreu à troca de pneus, e as madrugadoras alterações foram decisivas. A partir daqui, o piloto espanhol
A partir daí, o seu Ferrari provou estar mais adaptado a condições de piso molhado, e distanciou-se dos seus mais directos perseguidores. O destaque durante a maior parte da corrida – a partir da 17.ª volta -, foi mesmo a disputa entre Alonso e Perez pelo primeiro lugar.
Mas o mexicano acabaria por cometer um erro de trajectória numa curva, quando faltavam sete voltas para o fim da corrida, o que lançaria em definitivo o espanhol para a sua 27.ª vitória na carreira, um número que, como recordou a BBC, fica apenas atrás das vitórias alcançadas por Michael Schumacher (hoje foi 10.º), Alain Prost, Ayrton Senna e Nigel Mansell.
Com esta vitória, Fernando Alonso passa a liderar o campeonato mundial de Fórmula 1, com 35 pontos, mais cinco do que Lewis Hamilton, e mais dez que Jenson Button.
Classificação final do Grande Prémio da Malásia:
1 Fernando Alonso Ferrari
2 Sergio Perez Sauber-Ferrari
3 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
4 Mark Webber Red Bull Racing-Renault
5 Kimi Räikkönen Lotus-Renault
6 Bruno Senna Williams-Renault
7 Paul di Resta Force India-Mercedes
8 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari
9 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes
10 Michael Schumacher Mercedes
11 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault
12 Daniel Ricciardo STR-Ferrari
13 Nico Rosberg Mercedes
14 Jenson Button McLaren-Mercedes
15 Felipe Massa Ferrari
16 Vitaly Petrov Caterham-Renault
17 Timo Glock Marussia-Cosworth
18 Heikki Kovalainen Caterham-Renault
19 Pastor Maldonado Williams-Renault
20 Charles Pic Marussia-Cosworth
21 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth
22 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth
Ret Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari
Ret Romain Grosjean Lotus-Renault
Fonte: SOL