O pugilista romeno Adrian Cerneaga, aspirante ao título mundial da versão do Conselho Universal de Boxe (UBC), é aguardado hoje, em Luanda, onde no próximo dia 30, à tarde, defronta o angolano Tony Kicanga, campeão profissional da categoria, no pavilhão principal da Cidadela.
O combate é referente ao Campeonato do Mundo da UBC, onde o angolano defende o título profissional e o romeno é pretendente ao cinturão na categoria.
Além do pretendente ao título profissional, desembarcam também na capital o técnico do pugilista romeno, Ionel Rafael Chiruta, e o árbitro do combate, o espanhol Martinez Tomás.
No mesmo voo desembarca o presidente do UBC para África, o espanhol Manuel Hernandez Sierra. A pesagem de Tony Kicanga e Adrian Cerneaga realiza-se nas vésperas do combate, num hotel a ser indicado pelo promotor do combate mundial.
Tony Kicanga treina desde o passado mês de Setembro no ginásio do Clube Desportivo Universitário de Angola (CDUA), para o combate que estava inicialmente agendado para dia 11 de Novembro, também no pavilhão da Cidadela.
O defensor e o aspirante ao cinturão profissional do Conselho Universal de Boxe vão disputar o combate em 12 assaltos de três minutos cada e intervalo de 60 segundos.
O campeão mundial Tony Kicanga havia discutido já o título, em 2008 e 2009, tendo registado um desaire diante do polaco Kostic e do dinamarquês Andrei Zaahs.
Antes da competição da categoria de meios pesados estão agendados, também no pavilhão da Cidadela, mais três combates profissionais entre pugilistas angolanos.
Para a categoria dos 64 quilos, o experiente Manuel Florentino “Peter Fló” joga diante de Miguel Camawete, enquanto João da Conceição enfrenta Panda Lucumbi na classe dos 80 quilos.
O pugilista Matias Didier aguarda pelo seu adversário a ser anunciado brevemente pelo promotor da gala, numa conferência de imprensa. No combate de amadores e um dos principais atractivos da tarde, o pugilista Pedro Gomes, campeão nacional da categoria de 64 quilos, mede forças diante de Henriques Landu, da equipa do Electro do Lobito.
Fonte: JA