A Esso Exploration Angola (Block 15) Limited (Esso Angola), em nome da Sonangol e do Grupo Empreiteiro do Bloco 15, anunciou quinta-feira a inauguração da Maternidade do Cacuaco, em Luanda, uma de duas instalações financiadas através de uma contribuição do Bloco 15 no valor de 500 mil dólares norte-americanos.
Em nota de imprensa enviada à Angop, a instituição avança que a outra maternidade foi construída no município do Kilamba Kiaxi.
“Ambas ajudam não só a melhorar os serviços de saúde materno-infantil nas referidas comunidades, mas também a reduzir a taxa de mortalidade. A Pathfinder International, uma Organização Não Governamental, está a implementar o projecto, com o apoio adicional de uma doação da Fundação ExxonMobil no valor de um milhão de dólares”, lê-se no documento.
As duas maternidades beneficiam dos actuais programas da Fundação ExxonMobil, que visam fortalecer e melhorar os serviços de saúde materno-infantil, através da formação de técnicos de saúde pública e agentes comunitários. A formação inclui instrução sobre como prestar serviços de saúde de qualidade e aumentar o nível de consciencialização em matéria de saúde pública, disseminando, para o efeito, mensagens sobre a malária, cuidado materno e de recém-nascidos e saúde reprodutiva.
Até a presente data, o Bloco 15 e a Fundação ExxonMobil contribuíram com mais de 35 milhões de dólares para apoiar várias iniciativas de saúde pública, destacando-se a erradicação da pólio, o Vih/Sida e a redução da malária nas comunidades angolanas.
A Esso Angola é uma subsidiária da Exxon Mobil Corporation e está presente em Angola desde Agosto de 1994. A Esso Angola é o operador do Bloco 15 com 40 por cento de participação. Os outros Associados do Bloco 15 são a BP Exploration (Angola) Limited (26,67%), ENI Angola Exploration B.V. (20%) e a Statoil Angola Block 15 A.S. (13,33%). A
Sonangol E.P. é a Concessionária.
Fonte: Angop