A segunda volta das eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau vai ser disputada, em data a anunciar, entre os candidatos Carlos Gomes Júnior e Kumba Ialá.
De acordo com os resultados provisórios da primeira volta do escrutínio realizado domingo, divulgados ontem pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), de um total de 326.399 votantes apurados em todo o país, Carlos Gomes Júnior, em primeiro lugar, obteve 154.797 votos (48,97 por cento), e Kumba Ialá, em segundo, obteve 73.842 votos (23,36 por cento).
Os outros candidatos mais votados são Serifo Nhamajo (15,74 por cento) e Henrique Pereira Rosa (5,40 por cento).
Os dados, apresentados pelo presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, na presença de representantes do corpo diplomático acreditado em Bissau, da comunidade internacional, dos chefes das missões de observação eleitoral e dos mandatários dos candidatos às eleições presidenciais antecipadas de 18 de Março, apontam um total de 4.208 votos em branco (1,28 por cento), 5.788 nulos (1,77 por cento) e 296 protestos (0,9 por cento).
As eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau registaram uma taxa de abstenção de 45 por cento, o equivalente a 55 por cento da população votante. “Como devem calcular, nenhum candidato às presidenciais arrecadou mais de 50 por cento dos votos.
Carlos Gomes Júnior e Kumba Ialá, os dois mais votados na primeira volta, são os candidatos concorrentes para a segunda volta das eleições presidenciais de 2012, cuja data será brevemente anunciada nos termos previstos pela lei”, declarou Desejado Lima da Costa.
Até à hora do fecho da edição, nenhum dos candidatos tinha proferido qualquer declaração sobre os resultados provisórios ontem divulgados pela CNE, nem em quem vão apostar na segunda volta das presidenciais. Desejado Lima da Costa afirmou que até à data apenas um candidato, cujo nome não mencionou, submeteu uma reclamação directamente à CNE.
Fonte: RFI