As repúblicas de Angola e de Cabo Verde assinaram terça-feira, na cidade da Praia, um protocolo destinado a facilitação na concessão de vistos ordinários, bem como ao reconhecimento recíproco de Cartas de Condução nacionais.
Rubricaram o documento, o ministro angolano do Interior, Sebastião Martins, em visita oficial ao arquipélago, e os titulares da Administração Interna e da Justiça de Cabo Verde, respectivamente, Marisa Helena do Nascimento Morais e José Carlos Correia.
As partes acordaram igualmente incrementar a cooperação na área técnico-policial.
Segundo o protocolo, a cooperação deverá estender-se a matérias de investigação criminal, em especial a troca de informação no domínio da criminalidade organizada.
Decidiram também promover a realização de acções de formação em instituições policiais, de ambos os países, pelo que adoptaram um plano que detalha acções a serem implementadas, a curto prazo.
A visita do ministro do Interior angolano à República de Cabo Verde relança a cooperação bilateral, fundamentalmente no que respeito a segurança e ordem pública, assim como na formação de quadros.
Durante esta permanência, em Cabo Verde, o governante angolano foi recebido em audiência pelo Presidente da República, José Carlos Fonseca, bem como manteve encontros, de cortesia, com o ministro da Defesa Nacional, Jorge Tolentino, além de outros altos responsáveis do Ministério da Administração Interna e da Polícia Nacional cabo-verdiana.
O ministro visitou o comando regional de Santa Catarina, a Direcção Nacional da Polícia de Cabo Verde e as instalações do Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC).
Fonte: Angop