O Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) acolhe, de amanhã até 21 de Abril, a primeira edição da Bienal Internacional de Poesia, organizada pela Arte Viva e pela Fundação Sindika Dokolo.
O objectivo da iniciativa, refere um comunicado da organização, é que “a poesia seja vista perlo impacto da plasticidade e visibilidade das suas distintas ortografias”.
Na bienal participam, entre outros, os poetas angolanos Manuel Rui e João Maiomona, Ademir Assunção e Camila Verdarac, do Brasil, Amosse Mucavele e Filimone Meigo, de Moçambique, Luís Costa e Maria Ângela Carrascalão, de Timor-Leste, e Ernesto Melo e Castro e Fernando Aguiar, de Portugal.
A iniciativa, embora inclua a produção literária contemporânea, privilegia os clássicos da literatura angolana e inclui recitais, mesas-redondas, uma exposição de livros e de discos e uma semana dedicada à obra de Agostinho Neto, com depoimentos de Maria Eugénia Neto.
A bienal tem também um espaço, onde são cantados poemas de Agostinho Neto, Mário António, Manuel Rui, Viriato da Cruz, António Jacinto e Raúl David.
Fonte: JA