A Comissão Nacional de Luta contra o HIV/SIDA e Grandes Endemias reunida nesta quinta-feira, na Cidade Alta, recomendou o reforço das acções que visam a redução das taxas de prevalência do HIV/Sida, malária e tuberculose.
A decisão consta do comunicado de imprensa da reunião da referida comissão, orientada pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e que contou com a participação de membros do Executivo.
De acordo com o documento, tal medida visa alcançar as metas preconizadas pelo Executivo, bem como as constantes no sexto Objectivo do Desenvolvimento do Milénio.
O sexto Objectivo do Desenvolvimento do Milénio recomenda a tomada de medidas para conter a expansão de doenças como o HIV/SIDA, a malária e a tuberculose, assim como reduzir a sua incidência.
Esta meta, segundo ainda o objectivo, deve ser alcançada mediante o acesso da população à informação, aos meios de prevenção e de tratamento, sem descurar a criação de condições ambientais e nutritivas que estanquem os ciclos de reprodução das doenças.
A comissão tomou ainda conhecimento do relatório anual de 2011 sobre a luta contra a SIDA e grandes endemias e apreciou o plano de acções para o corrente ano.
Participaram também no encontro directores e assessores do gabinete do vice-presidente da República e do Ministério da Saúde.
Fonte: Angop